Exportações de café para os EUA despencam quase 50% após tarifaço de Trump

14
Foto: Reprodução / Assessoria

As exportações de café brasileiro para os Estados Unidos registraram forte retração em agosto, caindo 46,6% entre os dias 1º e 25 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os embarques somaram 193,9 mil sacas, de acordo com dados preliminares do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). O mercado norte-americano, historicamente um dos principais destinos do produto, foi diretamente atingido pela política protecionista de Donald Trump.

Desde o início de agosto, o café brasileiro passou a ser taxado em 50%, como parte da nova rodada de tarifas impostas pela Casa Branca. A medida faz parte do pacote conhecido como tarifaço, que busca estimular a produção interna, mesmo em itens que não têm viabilidade agrícola nos Estados Unidos.

Apesar da queda drástica, ainda existe possibilidade de mudança. Em entrevista à CNBC no fim de julho, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, afirmou que produtos “incapazes de crescer em solo americano” podem ser isentos das tarifas.

Ele citou café, cacau, manga, abacaxi e alguns recursos naturais como itens em avaliação. Lutnick, no entanto, não detalhou se o Brasil estaria entre os países contemplados em eventuais exceções.

Bahia.ba

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Morte repentina de consultora da Honda gera comoção em Capim Grosso

A população de Capim Grosso foi surpreendida nesta sexta-feira (3) com a...

Últimas notícias

Digital influencer morre ao colidir carro em árvore em frente ao cemitério de Jacobina

No início da manhã deste sábado, 04 de outubro de 2025, o...

Últimas notícias

SISPON Conquista Reconhecimento de 40% de Adicional de Insalubridade para Servidores da Limpeza Urbana de Ponto Novo

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponto Novo (SISPON) obteve uma...