FECBahia busca junto ao Governo do Estado combater ataques de cães a caprinos e ovinos em áreas rurais

214

 

A ação recorrente de ataques de cães a caprinos e ovinos vem se tornando uma preocupação cada vez maior para os criadores. O Prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, Presidente do Consórcio Público Bacia do Jacuípe e da FECBahia (Federação dos Consórcios Públicos do Estado), vem realizando reuniões com o governador Jerônimo e sua equipe, em busca de uma solução.

Em conversa com o Secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso e Jeandro Ribeiro, Diretor e Presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Sivaldo Rios cobrou que o assunto precisa ser resolvido urgente, pois o homem e a mulher do campo vêm sofrendo bastante.  

Em outra reunião, desta vez com o governador Jerônimo Rodrigues e a Secretária de Saúde, Roberta Santana, Sivaldo, acompanhado da veterinária Geane Oliveira, teve um retorno positivo do chefe do estado, que afirmou ter reunido  a equipe de governo a fim de tratar do assunto e determinou a criação de um grupo de trabalho para estruturar ações de castração de cães, com o objetivo de garantir saúde pública e bem-estar animal, com planejamento, execução e orientação adequada à população. “Estamos criando estratégias para a prevenção de ataques de cães a rebanhos nas zonas rurais do estado. Nosso plano é promover a castração em massa desses animais, reduzindo o seu futuro abandono e riscos zoonóticos para a população”, afirmou o governador.  

Na oportunidade, a  veterinária, Dra Geane Oliveira, explicou que quando a fêmea entra no cio, vários machos sentem o cheiro há sete quilômetros de distância, se encontram e vão em busca de  uma oportunidade para demonstrar força e conquistar a fêmea, uma oportunidade perfeita é um rebanho de ovelhas, ali a fêmea assiste ou participa da ação. Quando o cio passa, a matilha é desfeita  e os machos vão embora deixando a cadela gestante e não há mais ataques. Com a  castração, o problema tem uma solução imediata, eliminando  o cio de várias fêmeas e o macho castrado não tem a ação de ir atrás da fêmea no cio e a longo prazo tem a eliminação de animais nas ruas.  

A FECBAHIA representa os consórcios públicos e desempenha um papel importante de representação dos municípios e está buscando uma solução para acabar de uma vez com os ataques, que afeta a cadeia produtiva da Agricultura Familiar. Segundo o presidente da FEC, Sivaldo Rios, e o Governador Jeronimo, essas ações serão colocadas em prática, o mais rápido possível.

Texto: Hérick Rios

Fotos: Ues Sousa

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Apresentadora famosa choca web ao revelar que é adotada

Mara Maravilha surpreendeu os fãs ao revelar que é adotada. A apresentadora...

Últimas notícias

Consumo de bebidas muito quentes aumenta risco de câncer, diz estudo

O problema não está na substância (café ou chá) em si, mas...

Últimas notícias

Corpo de idosa morta a facadas é encontrado em quintal de casa

Uma mulher de 68 anos foi assassinada dentro da própria residência no...

Últimas notícias

Agressão? Agente federal chuta cachorro durante abordagem policial

Um agente federal dos Estados Unidos foi flagrado em vídeo chutando um...