Folia ambiental

2

O ofício de catar material reciclável ganha maior protagonismo no Carnaval, com a necessária pauta da redução de danos ao meio ambiente. O trabalho ocupa posição central, porque gera valor, protegendo a cidade dos restos de abadás, lonas, latas, garrafas, isopores e lixos plásticos diversos.

A ideia é a de antecipar-se à remessa das montanhas de rejeitos para aterros sanitários, reaproveitando os vestígios em novos utensílios. A convergência une as duas classes: o retorno à imagem favorece empresas e catadores obtêm recursos de salvação.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!

Enquanto as toneladas são extraídas nas carroças improvisadas, caravanas de equipes catadoras passam invisíveis pela população por elas beneficiada. Reportagem de página n’A TARDE de ontem oferece em boa hora um panorama das ações de órgãos públicos e sociedade civil durante o período de Momo.

A Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte (Setre) incentiva a reciclagem: 4 mil trabalhadores projetam catar mais de 170 toneladas este ano. Os camarotes investem para associar suas marcas ao serviço prestado à cidadania, divulgando ações pontuais de doação de refugos das festas.

Leia Também:

As associações e cooperativas prosperam, alegrando pais e mães de família por poderem comprar material escolar para as crianças e melhorar suas casas. O Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama) apoia e coordena entidades criadas por catadores, promovendo redução de desigualdades, além do zelo ambiental.

Gestores municipais promovem ações no campo simbólico, como a concessão do título de embaixador da folia sustentável para o sambista Nelson Rufino. Cumpre ressaltar o inestimável e incalculável valor produzido graças à ampla visibilidade ao tema de alta relevância para o futuro do Carnaval e do mundo.

Não basta fazer acontecer, é preciso comunicar amplamente cada uma das benfazejas ações a fim de motivar cada vez mais pessoas a se engajar. A oportunidade de atuar no Carnaval acrescenta esta multiplicação de bons exemplos, produzindo uma realidade favorável a preservar o mundo.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

De saída! Vitória negocia promessa da zaga para clube europeu

O vai e vem do mercado de transferências do Vitória na temporada...

Últimas notícias

Princípio de incêndio é registrado no circuito Barra-Ondina

Um princípio de incêndio foi registrado em meio ao Circuito Dodô (Barra-Ondina),...

Últimas notícias

Médicos relatam casos de “agonorexia” associados ao uso de canetas emagrecedoras

Medicamentos análogos de GLP-1, conhecidos como “canetas emagrecedoras”, como Ozempic e Mounjaro,...

Últimas notícias

Bióloga e pós-graduanda da Ufba morre após atropelamento por caminhão de limpeza no Carnaval de Salvador

A bióloga Alice Contreiras, de 24 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira...