Manchas azuis apareceram na praia de São Tomé de Paripé
A situação da praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, ganhou mais um capítulo. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência causada pela contaminação química na região, decisão publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22).
Com o reconhecimento, a Prefeitura de Salvador poderá solicitar recursos federais para ações de resposta e recuperação da área por meio da Defesa Civil Nacional.
As manchas azuis e amarelas começaram a aparecer na praia em fevereiro e, meses depois, análises confirmaram a presença de substâncias químicas. Segundo o Inema, foram encontrados altos níveis de compostos nitrogenados e metais, principalmente cobre, além de poluentes na areia, na água e até em animais marinhos, como siris e moluscos.
Especialistas alertam que a contaminação pode causar irritações na pele e problemas gastrointestinais. Além dos riscos à saúde, pescadores e marisqueiras seguem impedidos de trabalhar na região, acumulando prejuízos desde o início do problema.
Leia Também:
O Inema também aplicou multas milionárias às empresas ligadas ao Terminal Itapuã. A Intermarítima foi autuada em R$ 20 milhões e a Gerdau em R$ 50 milhões. O órgão ambiental aponta que as operações de estocagem e movimentação de granéis sólidos contribuíram para a poluição.
As empresas negam responsabilidade. A Intermarítima afirma que não movimenta as substâncias encontradas na praia, enquanto a Gerdau informou que apresentará defesa e destacou que deixou de ser responsável pela licença ambiental do terminal em 2022.