Ida de Coronel para a oposição resolve impasses das chapas na Bahia

11

A saída do senador Angelo Coronel do PSD, com sua consequente ida para o bloco de oposição, resolve o impasse dos dois principais blocos políticos da Bahia. Com a mudança, já especulada nas últimas semanas, as chapas majoritárias ganham formas, com nomes já confirmados e necessidade de poucos arranjos.

Coronel foi eleito em 2018 pelo PSD, junto com Jaques Wagner (PT), que também tentará a reeleição este ano. Agora pelo lado oposto, o senador terá como desafio enfrentar a chamada ‘chapa puro sangue’. O parlamentar será o primeiro no cargo desde 2010 a tentar a renovação do mandato.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Chapa de oposição

A ida de Angelo Coronel para a oposição dá o desenho de como será a chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), novamente candidato ao governo da Bahia.

Com duas cadeiras em jogo no Senado, Coronel será candidato ao lado de João Roma, ex-ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro (PL) e presidente do PL na Bahia. O senador deve concorrer à reeleição pelo União Brasil, embora também mantenha conversas com outras legendas do arco, como o PSDB.

O Republicanos, que antes almejava uma das vagas para o Senado, agora terá a preferência na indicação do vice de ACM Neto, assim como em 2022. Caso as especulações se concretizem, a escolha será mais política do que a do último pleito, tendo a deputada federal Rogéria Santos, conhecida por sua atuação na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), como companheira de chapa.

Quem é Rogéria Santos?

Deputada federal em primeiro mandato, Rogéria Santos foi vereadora de Salvador entre 2017 e 2021, não concorrendo à reeleição em 2020. Durante o período, se licenciou do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da capital baiana.

Desenho da chapa

Caso se concretize da forma que vem sendo desenhada, a chapa de oposição para as eleições de outubro terá a seguinte configuração:

  • ACM Neto (União Brasil) – Candidato ao governo
  • Rogéria Santos (Republicanos) – Vice
  • Angelo Coronel (União Brasil) – Senado
  • João Roma (PL)– Senado

Possível desenho da chapa da oposição | Foto: Divulgação | Kayo Magalhães | Câmara dos Deputados | Divulgação | Douglas Gomes | Republicanos

Chapa governista

Se a oposição conseguiu moldar a chapa que vai disputar a preferência do eleitor baiano nas urnas, o grupo governista também consolida, a partir da saída de Coronel da base, o projeto de ter os três governadores petistas na majoritária.

A chapa, que tem sido chamada de ‘puro-sangue’ pelos aliados, contará com Jerônimo Rodrigues (PT) candidato à reeleição como governador, Jaques Wagner (PT) postulante a um novo mandato de senador, renovando o posto que ocupa desde 2019, e Rui Costa (PT), hoje ministro-chefe da Casa Civil, como segundo nome para o Congresso.

A avaliação, segundo apurações recentes do Portal A TARDE, é de que o formato com os três petistas pode se tornar imbatível nas urnas. Para vice de Jerônimo, Geraldo Júnior (MDB), que chegou a ter o posto questionado por aliados, durante o período de negociação com a família Coronel, será mantido, repetindo a dobradinha de 2022.

Nos últimos dias, fonte ligadas ao MDB e ao Palácio de Ondina confirmaram a intenção de Jerônimo em manter Geraldo ao seu lado. O entendimento é que a aliança vitoriosa do último pleito não teria qualquer motivo para ser desfeita.

Desenho da chapa

Com a saída de Coronel e a confirmação do trio petista, a chapa governista para as eleições de outubro terá o seguinte desenho:

  • Jerônimo Rodrigues (PT) – Candidato à reeleição como governador
  • Geraldo Júnior (MDB) – Vice
  • Jaques Wagner (PT) – Senado
  • Rui Costa (PT) – Senado
Desenho da chapa governista

Desenho da chapa governista | Foto: Ricardo Stuckert | PR

Eleições na Bahia

No dia 4 de outubro, 11,1 milhões de eleitores baianos irão escolher o governador do estado e dois dos três senadores, além do presidente da República.

Caso tenha segundo turno, seja para governador ou presidente, os eleitores voltaram às urnas no dia 25 do mesmo mês.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Bloco De Hoje a Oito homenageia o Samba Reggae em 2026

O Pré-Carnaval do Santo Antônio Além do Carmo já está com a...

Últimas notícias

Ministro Luiz Fux, do STF, é diagnosticado com pneumonia

Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) – Foto: Gustavo Moreno...

Últimas notícias

prazo para entrar na lista de espera termina na segunda

Os estudantes que ficaram de fora da chamada regular do Sistema de...

Últimas notícias

Neo Química Arena tem pagamentos congelados por crise da gestora

O fundo imobiliário responsável pela Neo Química Arena, do Corinthians, foi liquidado...