INSS começa a notificar quem teve descontos indevidos; saiba como responder e evite golpes

116

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a notificar os pensionistas e aposentados brasileiros que tiveram descontos irregulares em benefícios. A ação começa a partir desta terça-feira (13) e deve envolver mais de 9 milhões de pessoas.

O objetivo do informe inicial é somente avisar quem foi vítima do escândalo de desvios na entidade, que envolveu a destinação irregular de parte dos benefícios pagos pelo INSS na forma de descontos para associações entre março de 2020 e março de 2025.

Quem não receber o aviso, portanto, não teve qualquer desconto suspeito no benefício. Já as pessoas afetadas receberão informações sobre como proceder em seguida.

Como será o aviso sobre a fraude no INSS

  • O principal meio de aviso será pelo aplicativo Meu INSS para Android ou iPhone, que vai enviar uma notificação direto no seu celular;
  • A mensagem contida no aviso é a seguinte: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”;
  • Quem não tiver o aplicativo instalado pode acessar o serviço do Meu INSS pelo navegador no computador ou celular;
  • Em último caso, basta ligar para a central 153 e fazer o procedimento pelo telefone (de segunda até sábado, das 7 horas às 22 horas);

A partir de quarta-feira (14), o INSS também vai detalhar quais são as entidades associativas que constam no seu benefício. Individualmente, você terá que “informar se autorizou ou não os descontos“.

Se a resposta for negativa, é possível pedir a devolução dos valores. Esse processo pode ser feito pelos mesmos canais oficiais da notificação — ou seja, o aplicativo do Meu INSS, o site oficial ou ligando para o número 153 no telefone.

duas mãos segurando um celular com o Meu INSS aberto
A aprovação ou não dos descontos será feita por meio do app. (Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil)

De acordo com a Agência Gov, quando o usuário solicitar o reembolso, o próprio INSS vai notificar as associações e exigir a devolução dos valores, sem que você precise fazer novas ações antes de receber o dinheiro. Cada instituição envolvida terá 15 dias úteis para comprovar que está regular ou fazer o pagamento. Caso contrário, ela corre o risco de ser acionada judicialmente.

Cuidado com golpes envolvendo o INSS

O início do processo de reembolso, porém, também deve aumentar a existência de golpes que já circulam envolvendo falsos representantes do INSS e fraudes que fingem acelerar ou regulamentar o processo de reembolso.

Enquanto você não regulariza a situação do seu benefício previdenciário, é importante ficar ainda mais atento durante a navegação e seguir algumas dicas essenciais:

  • Não confie em pessoas que entram em contato por redes sociais, mensageiros ou por telefone que dizem ser do INSS. O órgão não entrará em contato dessa forma com as vítimas e nem usa intermediários no processo;
  • Acesse as plataformas como o site do INSS apenas por meio do seu navegador e sem clicar em links enviados por terceiros;
  • Não envie documentos de identificação para outras pessoas por meio de aplicativos de mensagem, email ou redes sociais. Além de isso ser potencialmente um risco de segurança, o INSS não solicita documentos para encaminhar a devolução de valores;
  • Ao logar no Gov.br, confirme se o endereço no navegador é mesmo o da plataforma de serviços e não uma página falsa;

Quer saber como ter uma conta Prata ou Ouro no Gov.br e desbloquear mais recursos no serviço oficial do governo? Confira este tutorial do TecMundo!

Fonte: Tecmundo

Artigos relacionados

Brasil

FMI e Banco Mundial financiam países ricos, critica Lula no Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (6) o...

Brasil

Adiar reforma na ONU torna mundo mais perigoso, diz Lula no Brics 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (6) que...

Brasil

Lula lamenta mortos e desaparecidos nas enchentes no Texas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo (6) uma...

Brasil

Janja brota no velório de mulher morta em vulcão na Indonésia

Janja esteve presente no velório de Juliana Marins |  Foto: Fernando Frazão/Agência...