Intolerância à fome

3

A campanha Carnaval sem Fome 2026 favorece o combate à chaga social da má distribuição, utilizando-se a premissa do viés lúdico, em alta durante a folia. Trata-se de uma estratégia inteligente de deslocamento simbólico, resultando por estimular a escolha por ser solidário, algo muito sério em plena brincadeira.

A ideia é unir a brincância adulta intensa – Homo Ludens –, à sabedoria de vencer a vergonha da falta de comida em país líder no agro – Homo Sapiens. Com fome não se brinca é a bandeira proposta com respaldo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!

Já vislumbrando a edição número 20, no Carnaval de 2027, a campanha tem como meta ampliar a arrecadação de mil e 300 toneladas de alimento. O recorde a ser batido é o de 200 mil famílias, alcançando 700 mil pessoas, em situação de raiar o dia sem saberem se terão café da manhã, almoço e janta.

Prioridade de Lula desde sua primeira gestão, esta garantia do alimento tem patrocínio da Caixa e do governo federal, quase atingindo a dimensão do belo. Porque chega a ser bonito, e não apenas competente ou moralmente válido, o desempenho de uma gestão composta por servidores a enfrentar a escassez.

Recupera a Caixa a memória de sua razão primeira, ajudar os escravizados a comprar cartas de alforria, agora contribuindo para que seus descendentes se alimentem. São 100 pontos de coleta de alimentos espalhados pela capital baiana até o dia 28. A campanha tem como inspirador Herbert de Souza, o saudoso Betinho, ao criar em 1993 o Ação da Cidadania, tendo como objetivo socorrer os famélicos.

Eis tudo: a face mais cruel da desigualdade social está no prato vazio, no entanto, para combater a própria desigualdade, é preciso mínimo de nutrição. A crescente intolerância à fome pode levar o Brasil a tornar-se um país melhor.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Ivete Sangalo constrói casa com memórias afetivas em Juazeiro do Norte

Ivete Sangalo resolveu resgatar as memórias afetivas do período que morou em...

Últimas notícias

IA chega nos espelhos e muda autopercepção de pessoas cegas; entenda

Entre os prós e contras do desenvolvimentos de inteligências artificiais (IA), uma...

Últimas notícias

Dez morrem após ataque a tiros em escola do Panamá

Pelo menos dez pessoas morreram durante um ataque a tiros em uma...

Últimas notícias

Veja como o beijo pode transmitir doenças graves

O Carnaval é sinônimo de alegria, mas a combinação de aglomerações, beijos,...