iPhone 17 Pro: Veja recursos para quem quer fazer gravações e fotos profissionais

4
Cliente examina os modelos de iPhone 17 Pro em loja da Apple em Pequim — Foto: Andrea Verdelli/Bloomberg

Lançado em outubro, o iPhone 17 Pro tem como um de seus principais diferenciais as novidades no sistema de câmeras, tornando o aparelho ideal para fotógrafos, videomakers e criadores de conteúdo que buscam resultados profissionais em um smartphone.

Resolução

 class=

Diferente da versão anterior, o novo modelo profissional da Apple trouxe sensores de 48 megapixels em todas as três câmeras traseiras: principal, ultra grande-angular (que captura uma área mais ampla) e telefoto (para imagens distantes). Isso significa que qualquer lente é capaz de registrar imagens com mais definição, permitindo recortes e ampliações com alta qualidade.

A resolução pode ser ativada nas configurações da câmera e é útil em fotos de paisagens, arquitetura e retratos em boa iluminação. Para escolher 48 MP, vá em Ajustes > Câmera. Segundo o diretor Jonas Amador, professor de vídeo do curso Cr3ator 360, a melhoria na câmera ajuda a fazer formatos populares nas redes sociais como os de pov (point of view ou ponto de vista).

Zoom

Outra novidade do iPhone 17 é o zoom, que agora chega a 8× no zoom óptico (com opções pré-definidas) e até 40× no zoom digital (quando o usuário amplia a imagem com os dedos).

Novo iPhone Pro terá zoom de 8x, o melhor já feito pela empresa — Foto: Reprodução

Com a ajuda de algoritmos de fusão de imagem e do sensor de 48 MP, é possível ampliar a cena sem comprometer a qualidade. Para resultados ainda melhores, recomenda-se usar um tripé para deixar a imagem mais firme durante a captura.

A lente ultra grande-angular agora também permite fotos macro, ideais para capturar detalhes. Ao selecionar o modo 0,5×, é possível registrar cenários amplos ou se aproximar de objetos para captar mais detalhes. O foco automático funciona em distâncias de até cinco centímetros.

Modo Noturno

Assim como na versão anterior, o “modo noturno” também é ativado de modo automático, mas recebeu melhorias no processamento, permitindo registrar imagens em baixa luminosidade com cores mais naturais e menos ruído. Basta apontar a câmera para ambientes escuros e aguardar a ativação automática. A dica é manter o aparelho estável durante o disparo. A função pode ser habilitada ou desabilitada na própria câmera.

Gravação profissional

O iPhone 17 Pro é o primeiro smartphone compatível com o formato de vídeo ProRes RAW — Foto: Divulgação

Para criadores de conteúdo e cineastas, o iPhone 17 Pro permite agora suporte a novos formatos. O destaque é o ProRes RAW, formato profissional da Apple que registra o vídeo com todas as informações “brutas” captadas pelo sensor. Isso permite ajustar luzes, cores e sombras durante a edição. É possível gravar vídeos em até 4K a 60 quadros por segundo diretamente no modo profissional.

Além disso, a linha Pro conta ainda com o Apple Log 2, um novo formato que registra mais luz e cor, permitindo maior flexibilidade na correção de cores. Para testar, vá em Ajustes > Câmera > Formatos e ative ProRes + Apple Log. Ao gravar no app Câmera, selecione o modo ProRes. Depois, importe o arquivo para um editor profissional.

— Isso permite uma edição de cor e luz na pós-produção. É possível fazer ajustes mais finos pra chegar na colorização ideal. Existe uma parcela muito grande de pessoas que gosta de filmar nesse formato — avalia Jonas.

Ele destaca também uma função que ganhou melhorias na linha 17: a estabilização da imagem — que a Apple chama de “modo ação”.

— A gente está cada vez menos precisando de gimbal (acessório de estabilização) para fazer imagens sem tremer. O modo ação melhorou bastante, principalmente em ambientes com menos luz — diz Jonas.

Sincronização (Genlock)

O iPhone 17 Pro também permite agora a função genlock, usada em produções profissionais para sincronizar várias câmeras. No iPhone, a sincronização é feita via USB-C, garantindo que todos os aparelhos gravem a cena exatamente no mesmo segundo.

Selfies

Outra novidade é a câmera frontal “Center Stage” com resolução de 18 MP, que enquadra automaticamente os usuários sem a necessidade de girar o celular. Também é possível gravar simultaneamente com as câmeras frontal e traseira, registrando reações e cenas ao mesmo tempo.

— Com essa nova função a gente consegue gravar na horizontal sem precisar virar o celular. A gente está vivendo uma espécie de volta aos conteúdos horizontes para o YouTube, depois dos conteúdos curtos que explodiram na pandemia — diz Jonas.

Para usar, abra a câmera frontal, selecione Selfie ou Vídeo e ative Center Stage nas configurações. Para ajustar o enquadramento, use dois dedos para dar zoom, afastar ou mudar a composição.

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Prefeito Dr. André fortalece diálogo com governo e senadores em evento da UPB

Gestor de Filadélfia se destaca pela boa articulação política e pode liderar...

Últimas notícias

MC Mirella provoca seguidores com biquíni minúsculo e gera repercussão nas redes sociais

A cantora e influenciadora MC Mirella voltou a movimentar as redes sociais...

Últimas notícias

Jacaré é flagrado caminhando por rua no interior da Bahia; vídeo viraliza nas redes sociais

Um jacaré foi flagrado caminhando por uma rua de Santo Estêvão, município...

Últimas notícias

Apagão em nuvem da Amazon provoca queda de sites no mundo; serviço está sendo normalizado

A unidade de serviços em nuvem da Amazon, AWS, foi atingida por...