Jacobinense é selecionado para programa internacional de liderança sobre Governo Aberto e Mudanças Climáticas

116
Valessio Brito é selecionado para integrar o Fellowship OEA 2025, promovido pela Controladoria-Geral da União e pela Organização dos Estados Americanos

O jacobinense Valessio Soares de Brito foi selecionado para integrar o Programa Fellowship OEA 2025, iniciativa promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), com foco em Governo Aberto, Dados Abertos e Mudanças Climáticas. A edição deste ano recebeu mais de 350 inscrições de todas as regiões do Brasil, das quais apenas 25 jovens líderes foram escolhidos.

Valessio Brito é Hackerativista, educador e comunicador, com trajetória dedicada à participação cidadã, à economia solidária e à inovação tecnológica com base em princípios de justiça social. Ele também é idealizador e presidente do recém-criado Instituto Antônio Ribeiro Brito de Cultura, Arte e Tecnologia (ICAT), que promove ações voltadas à cultura digital, formação cidadã, metarreciclagem e desenvolvimento comunitário.

“Estar entre os fellows da OEA é um reconhecimento coletivo, que celebra as lutas e sonhos do território onde cresci. É também uma chance de dialogar com o mundo sobre os desafios climáticos a partir do olhar de quem vive o semiárido, de quem acredita na transformação social a partir do cuidado com as pessoas e com o planeta”, afirma Valessio.

O programa será realizado entre junho e outubro de 2025, em um momento crucial para o país, que sediará em novembro a COP 30, a maior conferência internacional sobre mudanças climáticas. Durante o Fellowship, os participantes desenvolverão projetos práticos e inovadores com foco em soluções sustentáveis e transparentes para os desafios ambientais do Brasil.

Além da representatividade regional, a seleção valoriza trajetórias comprometidas com a equidade racial e de gênero, com destaque para a presença de 17 mulheres entre os 25 selecionados. A comissão avaliadora foi composta por membros da CGU, OEA, Ministério do Meio Ambiente, Embaixada da França e fellows de edições anteriores.

A conquista de Valessio Brito reforça o papel de Jacobina na formação de lideranças comprometidas com o futuro do Brasil, especialmente em um contexto em que as mudanças climáticas exigem ações urgentes, coletivas e transparentes.

Fonte: Mais Polílica

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Senhor do Bonfim: Corte de energia causa cancelamento de aulas noturnas da Univasf

Em virtude do inesperado corte de energia na tarde de hoje (24),...

Últimas notícias

Justiça anula ações da Guarda Civil Municipal de Senhor do Bonfim e determina retorno de servidores a cargos de origem

O juiz Matheus Martins Moitinho sentenciou o município de Senhor do Bonfim...

Últimas notícias

Fogo em vegetação às margens da BR 407 é controlado pela Brigada Jaguatirica

Na tarde de quarta-feira (24/09), a equipe da Brigada Jaguatirica foi acionada...