Justiça condena comediante Leo Lins a mais de 8 anos de prisão por falas preconceituosas em show

109

O comediante Leo Lins foi condenado a oito anos e três meses de prisão, inicialmente em regime fechado, por “discursos preconceituosos contra diversos grupos minoritários” proferidos em uma apresentação publicada no YouTube. A sentença, da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, também impõe ao humorista uma multa correspondente a 1.170 salários mínimos e o pagamento de R$ 303,6 mil por danos morais coletivos. A decisão ainda cabe recurso.

O vídeo que levou à condenação, intitulado Perturbador, foi publicado em 2022 e traz falas ofensivas contra negros, obesos, idosos, soropositivos, homossexuais, indígenas, nordestinos, evangélicos, judeus e pessoas com deficiência. A peça foi alvo de denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e removida do YouTube por decisão judicial em 2023, quando já ultrapassava três milhões de visualizações.

Na sentença, a Justiça aponta que, devido à “grande quantidade de grupos sociais atingidos”, a pena foi agravada. O fato de as declarações terem sido feitas num “contexto de descontração, diversão ou recreação” também foi considerado fator agravante. A juíza responsável afirmou que a apresentação estimula “a propagação de violência verbal na sociedade e fomentam a intolerância”, e ressaltou que “a liberdade de expressão não é pretexto para o proferimento de comentários odiosos, preconceituosos e discriminatórios”.

Na época da remoção do vídeo, Leo Lins criticou a decisão, dizendo que a Justiça estava “igualando uma expressão artística a um ato criminoso”.

Humoristas saíram em defesa de Lins. Fábio Porchat escreveu nas redes sociais: “Isso aqui é uma vergonha! Inaceitável!”. Já Antônio Tabet afirmou: “Não cabe à Justiça — e nem a ninguém — aprovar ou censurar piadas alheias. Pode-se gostar, detestar ou criticar a comédia ou o comediante, mas piadas são só piadas. Piadas não matam mais que dramas, jornalismo, publicidade ou a realidade”.

A defesa de Leo Lins ainda não se manifestou.

Fonte: Metro 1 

.

Artigos relacionados

Geral

Casal é flagrado fazendo sexo nas pedras da Barra, em Salvador

Casal foi visto fazendo sexo na praia da Barra, em Salvador |...

Geral

Mulher invade motel, pega marido com ex-candidato a vereador e expõe tudo nas redes. VEJA VÍDEO

Uma confusão ganhou repercussão em Natal, na noite da última segunda-feira (8),...

Geral

Cantor Leonardo pode ser barrado de fazer show na carreira

Cachê de Leonardo ‘beira’ R$ 1 milhão |  Foto: Reprodução/Instagram @leonardo O...

Geral

Vídeo: após flagra, Rafa Moreira posta música e Netto Brito reage

Rafa e Netto estavam juntos em um barzinho em Feira de Santana...