Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos de benefícios do INSS

13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, o projeto de lei que proíbe o desconto de mensalidades associativas diretamente nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A sanção foi publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União.

Pela nova norma, entidades que realizarem cobranças consideradas irregulares deverão devolver integralmente os valores descontados de aposentados e pensionistas no prazo de até 30 dias, contados a partir da decisão que reconhecer a irregularidade. O texto também autoriza o sequestro de bens de investigados ou acusados da prática, como forma de garantir o ressarcimento às pessoas prejudicadas.

Ao sancionar a proposta, o presidente vetou o dispositivo que previa que, caso as entidades não efetuassem a devolução dos valores no prazo estabelecido, o ressarcimento seria assumido pelo INSS com recursos do Orçamento da União.

Lula também vetou o trecho que determinava que o INSS realizasse uma busca ativa para identificar os beneficiários afetados pelas cobranças indevidas. Segundo a justificativa apresentada, a medida atribuiria ao órgão competências que não lhe seriam próprias, além de expor a autarquia a riscos jurídicos e operacionais e gerar custos adicionais sem a indicação dos impactos orçamentários e financeiros correspondentes.

A lei entra em vigor com o objetivo de coibir descontos não autorizados em benefícios previdenciários e reforçar mecanismos de proteção a aposentados e pensionistas.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Na Bahia, Lula volta a culpar Bolsonaro por mortes na pandemia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a culpar seu...

Últimas notícias

Eclipse Solar Anular em 17 de fevereiro de 2026 formará “anel de fogo” no céu

No dia 17 de fevereiro de 2026, ocorre um Eclipse Solar Anular,...

Últimas notícias

Wanda Chase será homenageada no Carnaval de Salvador

Após 18 anos longe da avenida, um dos blocos mais tradicionais do...

Últimas notícias

Brasileiros de até 24 anos comemoram pagamento extra de R$ 1.200 em fevereiro

Estudantes do ensino médio público que concluíram os estudos em 2025 e...