Motta diz que decisão sobre aumento do IOF sai ainda hoje

131

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) disse que deverá anunciar a posição da casa sobre o impasse envolvendo o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) após reunião na noite de hoje (28) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e integrantes do governo.

Durante a sessão de votação desta quarta-feira, Motta disse que passou parte do dia conversando com lideranças parlamentares de oposição, contrários à medida, e que protocolaram no parlamento Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) para sustar os efeitos da norma. Na reunião, deve ser debatida a possibilidade de derrubada dos dois decretos que aumentaram o imposto.

“A nossa construção tem que ser feita também junto com o Senado Federal, já que a votação do PDL não pode acontecer apenas em uma das casas. Para que ela se consolide, deve ser nas duas casas e a nossa conversa tem sido com o governo, com o senado, para que, a partir daí, eu possa apresentar aos líderes desta casa qual vai ser a solução”, afirmou.

O aumento do IOF recebeu críticas de bancos e das indústrias, mesmo com a revogação parcial das medidas. Em notas, as entidades dos setores informaram que a tributação traz prejuízos para a economia, como a inibição dos investimentos, o desestímulo ao crescimento e a elevação de custos.

“Nós estamos muito preocupados com essa medida, com os impactos que ela trouxe, com a manifestação do setor produtivo contrário a ela”, afirmou Motta.

O presidente da Câmara falou ainda em “incômodo”, com a medidas que aumentam tributos e disse que, na sua avaliação, “é bom para o país discutir a derrubada dessa medida”.

“Precisamos avançar num debate estrutural, precisamos ter aqui uma ampla discussão sobre questões que, me parecem, são necessárias para o país e não terem ainda sido colocadas como prioridade aqui nesta casa”, opinou Motta que citou como uma das iniciativas o grupo de trabalho que trata da reforma administrativa.

Fonte: Agência Brasil

Artigos relacionados

Brasil

Lula diz que ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em...

Brasil

Lula rebate defesa que Trump fez de Bolsonaro: “Não aceitamos tutela”

Em meio à Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, o presidente...

Brasil

FMI e Banco Mundial financiam países ricos, critica Lula no Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (6) o...

Brasil

Adiar reforma na ONU torna mundo mais perigoso, diz Lula no Brics 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (6) que...