Neoenergia Coelba amplia Operação Gatonet e irá atuar em Jaguarari e outros 11 municípios na próxima semana

41
Distribuidora segue intensificando as ações de combate às fiações irregulares de telefonia e internet; atuação acontecerá em praticamente todas as regiões do estado (Foto: Reprodução/Neoenergia Coelba)

A Neoenergia Coelba ampliou a Operação Gatonet e irá atuar simultaneamente em 12 municípios baianos durante a próxima semana. O aumento no número de cidades é mais uma iniciativa da distribuidora para combater as fiações irregulares de telefonia e internet, que causam prejuízos para a população e ao fornecimento de energia. Nos seis primeiros meses de 2025, a distribuidora já removeu 565 toneladas de cabos no estado, um aumento de 355% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Os municípios em que a Operação Gatonet será realizada são: Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Camaçari, Candeias, Ipiaú, São Gonçalo dos Campos, Mirangaba, Jaguarari, Remanso, Gentio de Ouro e Ituaçu. As cidades foram escolhidas devido ao alto número de provedores irregulares, que terão os seus cabos removidos caso não se regularizem com a Neoenergia Coelba.

“Os Gatonets são as empresas de telefonia e internet que instalam seus cabos de qualquer maneira nos postes, sem seguir os padrões técnicos e sem realizar as devidas manutenções. Esses provedores provocam o emaranhado de fios, chamas em fiações, interrupções de energia e até acidentes. Para remover as irregularidades, nós estamos levando a Operação Gatonet a 12 municípios de maneira simultânea na próxima semana”, destacou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo.

Além das ações em campo, a distribuidora lançou um portal que permite a população verificar se a operadora que presta o serviço de internet é regular. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, acesse o link a seguir: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores.

Canal exclusivo para os provedores

Os provedores de internet irregulares têm à disposição um canal exclusivo para que se regularizem e evitem que os seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido. A Neoenergia Coelba disponibiliza um canal de atendimento direto para as empresas. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as operadoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto. 

Responsabilidades
A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

Ascom Neoenergia Coelba

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Caminhonete roubada é recuperada pela PRF na BR 407

Foto: Divulgação/PRF Uma caminhonete roubada foi recuperada, na noite de sexta-feira (19),...

Últimas notícias

homem perigoso é preso enquanto passeava em praça de Queimadas

Um homem identificaco como Laércio Soares Lopes, de 43 anos, foi preso...

Últimas notícias

Mulher de 37 anos que saiu do interior de Pernambuco para enterro do sogro Jacobina, morre após o sepultamento

Jamile Ferreira de Oliveira, de 37 anos, faleceu no último sábado, 20,...

Últimas notícias

Festas Juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

As festas juninas revelam muito da cultura nordestina… E ganharam o país…...