Olindina II – Hospital ameaçado no passado renasce e inaugura uma nova era para a saúde do município – Calila Noticias

5

Após enfrentar anos de dificuldades, o Hospital Municipal Maria Socorro Narciso Coelho foi completamente reconstruído e entregue à população com uma estrutura moderna, novos equipamentos e ampliação da capacidade de atendimento.

Foto: Raimundo Mascarenhas

A população de Olindina viveu uma tarde histórica na sexta-feira (26) com a reinauguração do Hospital Municipal Maria Socorro Narciso Coelho. Na prática, a unidade foi completamente reconstruída e entregue à comunidade com uma estrutura moderna, novos equipamentos e capacidade ampliada para oferecer um atendimento mais digno e humanizado à população.

Foto: Raimundo Mascarenhas

A obra representou um investimento de R$ 8,7 milhões, transformando completamente a estrutura do Hospital Municipal Maria Socorro Narciso Coelho. A unidade passou por ampla ampliação e modernização, ganhando novos setores, centro obstétrico, emergência, consultórios, enfermarias, equipamentos e ambientes planejados para oferecer mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito Luiz Alberto (PSD), acompanhado do vice-prefeito conhecido como Lagartixa, do deputado estadual Alex da Piatã, do deputado federal Gabriel Nunes, vereadores, secretários municipais e outras lideranças, chegou ao local onde funciona o hospital para participar da solenidade de entrega da nova unidade.

Ambulâncias e novos veículos reforçam a estrutura do município

Antes mesmo do início da cerimônia, o prefeito realizou a entrega de novas ambulâncias destinadas ao fortalecimento da rede municipal de saúde.

As novas ambulâncias passam a integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde e irão ampliar a capacidade de atendimento, especialmente no transporte de pacientes, garantindo mais agilidade, segurança e melhores condições de assistência à população.

Foto: Raimundo Mascarenhas

Além das ambulâncias, a gestão municipal entregou outros veículos para reforçar diferentes áreas da administração. Para a Secretaria de Assistência Social foi entregue um veículo, dentro de um investimento aproximado de R$ 203 mil. Na Educação foram entregues quatro novos micro-ônibus escolares, cada um avaliado em R$ 612.990, totalizando R$ 2.451.960, além de um Volkswagen Virtus, no valor de R$ 129.500. Somados, os investimentos na Educação chegam a R$ 2.581.460.

Homenagem à mulher que idealizou o hospital

Foto: Raimundo Mascarenhas

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem à senhora Maria do Socorro Narciso Coelho, cuja história se confunde com a do próprio hospital. Muito querida pela comunidade, ela liderou uma mobilização para arrecadar recursos destinados à construção da antiga fundação que deu origem à unidade hospitalar.

Rodolfo Coelho | Foto: Raimundo Mascarenhas

Representando a família, Rodolfo Coelho fez um pronunciamento emocionado, recordando a dedicação da mãe e seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população de Olindina.

Secretária destaca transformação da saúde

Primeira oradora da solenidade, a secretária municipal de Saúde, Andréia Macedo, afirmou que a entrega do novo hospital representa um divisor de águas para a saúde pública do município.

Secretária municipal de Saúde, Andréia Macedo | Foto: Raimundo Mascarenhas

Ela destacou que a municipalização da unidade foi um passo decisivo para que a Prefeitura pudesse realizar a reconstrução do hospital. Segundo a secretária, o trabalho exigiu coragem, planejamento e dedicação de toda a equipe, tornando possível entregar uma estrutura moderna, preparada para oferecer um atendimento mais digno, humanizado e eficiente à população.

Prefeito relembra a recuperação do hospital

Em seu pronunciamento, o prefeito Luiz Alberto relembrou as dificuldades encontradas quando assumiu a administração municipal. Segundo ele, o hospital enfrentava sérios problemas estruturais e administrativos, chegando a correr risco de interrupção das atividades.

Prefeito Luiz Alberto | Foto: Raimundo Mascarenhas

O gestor explicou que um dos maiores desafios foi devolver a unidade ao patrimônio do município. Após a desapropriação pelo Governo do Estado, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que criou oficialmente o Hospital Municipal Maria Socorro Narciso Coelho.

Luiz Alberto lembrou ainda que, em 2024, foi firmado o convênio para a reforma completa da unidade. Depois de meses de trabalho, o município entrega agora um hospital totalmente reconstruído, equipado e preparado para atender melhor a população.

Foto: Raimundo Mascarenhas

 

O prefeito agradeceu o apoio recebido das lideranças políticas que contribuíram para essa conquista e destacou que, a partir da inauguração, a responsabilidade da gestão aumenta ainda mais. Segundo ele, o compromisso da administração não é apenas oferecer uma estrutura moderna, mas garantir atendimento humanizado e de qualidade para todos os moradores.

Capela de Santa Dulce construída ao lado do hospital | Foto: Raimundo Mascarenhas

A unidade conta com 29 leitos, distribuídos entre enfermarias masculina, feminina e pediátrica, sala de emergência, acolhimento com classificação de risco, dois consultórios médicos, consultório de assistência social, centro obstétrico com duas salas de parto, sala para cesarianas, postos de enfermagem, salas de medicação, sala para revisão de gesso, raio-X, eletrocardiograma e estrutura preparada para receber futuramente um laboratório de análises clínicas.

Veja também

Olindina I –  Sexta-feira marcada por grande ato público com inauguração de hospital e entrega de veículos

 



.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Três pessoas são atingidas por tiro durante festa em Salvador

Três pessoas ficaram feridas após um disparo de arma de fogo durante...

Últimas notícias

Tornozeleira de Bolsonaro disparou alerta antes de jogo do Brasil

O portal Diário do Centro do Mundo (DCM) publicou uma análise na...