Nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, por volta das 11h00min, uma ação integrada entre a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Cansanção, e a Polícia Militar da Bahia, através do 2º Pelotão local, resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, armas de fogo, celulares e balanças de precisão na localidade de Água Branca, zona rural deste município.
A operação foi deflagrada após investigações preliminares por parte setor de investigação da Delegacia Territorial e denúncias anônimas indicarem que uma residência da fazenda Água Branca, estava sendo utilizada por integrantes de facção criminosa para armazenar grande quantidade de substâncias entorpecentes e armamentos, além de planejar ações violentas e homicídios contra grupos rivais na cidade.
No imóvel alvo da operação, com autorização da moradora, os policiais localizaram os nacionais *(L. DE J. A)*, de 18 anos, e *(W. B. F)*, de 19 anos. Ao perceberem a aproximação das equipes, os suspeitos tentaram fugir, mas foram detidos ainda nas imediações.
Durante as buscas, foi encontrado um camburão enterrado no quintal, contendo grande quantidade de drogas — entre maconha, crack e cocaína:
•1340 papelotes de substância análoga a cocaína
•11 – tablets grande de substância análoga a maconha
•06 – tablets médios de substância análoga a maconha
•06 – tablets médios de substância análoga a cocaína
•01 – porção média de substância análoga a crack.
Além de:
(Uma espingarda de fabricação caseira; Um revólver calibre .38 especial municiado; Duas armas brancas tipo facão; Um carregador de pistola; 100 (Cem) munições de diversos calibres; Uma munição intacta calibre 12 e 05 (cinco) munições de .40 e .38 deflagradas; Duas balanças de precisão digital, sendo uma de cozinha e outra utilizada especificamente para a pesagem de drogas; Três aparelhos celulares, que serão analisados para identificar possíveis conexões com o tráfico e outros crimes; Uma câmera de monitoramento que estava na residência, que foi prontamente desativada; E a quantia de R$ 600,00 (seiscentos reais) em espécie), Que foram encontrado no interior da residência.
As diligências foram essenciais para impedir uma possível execução iminente decorrente da rivalidade entre facções criminosas.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Cansanção, onde foram autuados em flagrante e serão encaminhados ao conjunto penal da cidade de Juazeiro-Ba, onde ficarão à disposição da Justiça. Todo o material apreendido será encaminhado para perícia.
