Pesquisadores localizaram em Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, um filhote de harpia, considerada a maior águia do planeta e espécie quase ameaçada de extinção. O nascimento ocorreu no início de janeiro de 2026, e o animal vinha sendo monitorado desde 2025, quando o único ninho ativo da espécie na região foi identificado.
O biólogo Gabriel Oliveira, responsável pelo monitoramento no Maciço do Urucum, estima que o filhote tenha nascido na primeira quinzena de janeiro. Nos primeiros 60 dias, a mãe permanece quase o tempo todo no ninho para proteger o filhote, que pode ficar sob os cuidados dos pais por até dois anos e meio, se fêmea, ou cerca de um ano e meio, se macho.
Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Leia Também:
O ninho registrado em novembro de 2025 confirma a reprodução da harpia no Pantanal, um marco após mais de uma década de buscas por especialistas na região. As infomações são do g1.
A harpia, também chamada de gavião-real, possui envergadura de até 2,20 metros e garras poderosas. A espécie é classificada como quase ameaçada pelo ICMBio e enfrenta riscos devido à perda de habitat e caça ilegal.