PGR denuncia ex-assessor de Moraes por vazamento de informações

55
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por crimes cometidos enquanto ocupava cargo no gabinete do magistrado.

A denúncia enquadra Tagliaferro por violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Segundo o PGR, o ex-assessor teria repassado mensagens, petições e diálogos internos de servidores ligados a Moraes no STF e no TSE, entre maio de 2023 e agosto de 2024, para a Folha de S.Paulo. Ele já havia sido indiciado pela Polícia Federal (PF) em abril pelos mesmos fatos.

Gonet destacou que os vazamentos ocorreram em um período crítico, quando o Supremo investigava a escalada de atos antidemocráticos que culminaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023. As apurações envolvem crimes atribuídos a uma organização criminosa responsável por tentativa de golpe de Estado, disseminação de fake news e atuação de milícias digitais.

Tagliaferro foi assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE entre agosto de 2022 e julho de 2023, durante a presidência de Moraes. Ele nega as acusações, mas está com as contas bancárias bloqueadas por determinação do ministro.

Bahia.ba

.

Artigos relacionados

Brasil

Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu neste domingo (21) os efeitos do...

Brasil

Lula defende cooperação sul-americana contra o crime organizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (20), durante...

Brasil

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica quem constrói “muros”

Na inauguração da ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu,...

Brasil

Congresso aprova orçamento para 2026

O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (19) o parecer do relator, deputado Isnaldo...