Pindobaçu ganha seu primeiro Ponto de Cultura e celebra conquista com o 1º Festival e Feira Preta de Fumaça

436
Foto aérea da comunidade Fumaça – Evento gratuito nos dias 15 e 16 de novembro marca a estreia da Associação Quilombola de Fumaça como referência cultural do município

Pindobaçu vive um momento histórico. A Associação Quilombola de Fumaça acaba de se tornar o primeiro Ponto de Cultura do município, reconhecido pela Política Nacional Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014). O título celebra o trabalho coletivo de valorização da cultura quilombola, da arte e do empreendedorismo negro na região.

Para marcar a conquista, a comunidade realiza a primeira edição do Festival e Feira Preta de Fumaça, nos dias 15 e 16 de novembro, com o tema “Construindo Nossas Histórias”. O evento gratuito reunirá apresentações artísticas, feiras de produtos locais e rodas de conversa que destacam a ancestralidade e o protagonismo negro.

Raimunda Borges

Raimunda Borges, presidente da Associação, afirma que esse marco “fortalece a nossa autoestima, faz com que a gente se reconheça e se orgulhe ainda mais da nossa história. É um momento em que a comunidade se vê refletida e mostra pra fora toda a riqueza que tem, seja cultural, artística ou no empreendedorismo”

Roberto Saturnino

Já Roberto Saturnino, produtor do evento, complementa “O Festival e Feira Preta promove a valorização da cultura quilombola, a difusão das expressões artísticas locais e o fortalecimento do empreendedorismo negro”

O título de Ponto de Cultura, conquistado em maio de 2024, reforça o papel da associação como polo de criação, formação e articulação comunitária.

“Significa que a nossa luta, a nossa resistência e o que a gente já vinha fazendo está sendo valorizado. Isso abre portas, dá condições de a gente fazer ainda mais, trazer projetos, ações culturais e oportunidades para toda a comunidade”, completa Raimunda.

O primeiro Festival e Feira Preta de Fumaça foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. A iniciativa é também contemplada pela Política Nacional Cultura Viva.

SERVIÇO:

Festival e Feira Preta de Fumaça

15 e 16 de novembro de 2025

Comunidade Quilombola de Fumaça – Pindobaçu (BA)

Programação completa em: @associacaodefumaca

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Apresentadora famosa choca web ao revelar que é adotada

Mara Maravilha surpreendeu os fãs ao revelar que é adotada. A apresentadora...

Últimas notícias

Consumo de bebidas muito quentes aumenta risco de câncer, diz estudo

O problema não está na substância (café ou chá) em si, mas...

Últimas notícias

Corpo de idosa morta a facadas é encontrado em quintal de casa

Uma mulher de 68 anos foi assassinada dentro da própria residência no...

Últimas notícias

Agressão? Agente federal chuta cachorro durante abordagem policial

Um agente federal dos Estados Unidos foi flagrado em vídeo chutando um...