Privilégios nefastos

3

Os reajustes e privilégios aprovados para os servidores do Poder Legislativo representam o que se pode esperar do atual perfil da Câmara dos Deputados. A primeira ousadia é a obscenidade dos números, em mais uma prova da importância de renovação das cadeiras nas próximas eleições de outubro.

O reajuste pode chegar a estratosféricos 76% contra mirrados 5% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo dos últimos 12 meses, o que significa uma hiperbólica goleada sobre a inflação. A remuneração bruta pode ultrapassar o teto constitucional de R$ 46.366,19, revelando todo o desdém com a Carta Magna.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!

O método da aprovação instantânea, a toque de caixa, ficando na mesma posição os parlamentares favoráveis, indica o desprezo pelo mínimo debate. Também guarda coerência com o jeito de ser (ethos) escorregadio do Parlamento o acréscimo dos chamados penduricalhos – aquelas rubricas adicionais capazes de gerar a obesidade do holerite.

A combinação prévia do resultado oneroso segue o modus operandi de sigilo na destinação de emendas do orçamento secreto. Tanto o mimo aos servidores, expostos às famigeradas rachadinhas, quanto as jogadas extra-campo das emendas são originários de acordos nas sombras e nas caladas, em ambientes imunes à luz.

Também as folgas e licenças compensatórias soam como escracho, recuperando privilégios compatíveis ao tempo da corte de D. João. Enquanto se busca derrotar o regime de seis dias no serviço por um de folga, a fim de melhorar a vida do trabalhador, os servidores terão um dia livre a cada três de labor.

O assunto mobilizou funcionários públicos de outros setores e trabalhadores descontentes com tamanha generosidade paga pelos contribuintes. Resta acompanhar se o presidente Lula vai aprovar com vetos ou devolver o gracioso pacote, depois de passar pelo Senado. É o caso de reativar o dilema de Stanislaw Ponte Preta: ou restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

71% dos pacientes são regulados em até 24h

Regulação da saúde fecha 2025 com 71% dos pacientes atendidos em 24h...

Últimas notícias

Casa Preta lança ‘Elos e Elãs’ com oficinas gratuitas em Salvador

O projeto reúne uma série de oficinas, debates, pautas gratuitas subsidiadas, eventos,...

Últimas notícias

história, cultura, religiosidade e belezas cercadas pela Baía de Todos-os-Santos

Aquele que já foi o principal centro financeiro da capital baiana carrega...

Últimas notícias

Hospital chama antibombas após homem dar entrada com projétil no ânus

Na França, um homem de 24 anos deu entrada em um hospital...