Professor da rede estadual lotado em Riachão do Jacuípe leva pesquisa e obra de sua autoria ao Acre

32

A produção científica e artística da educação pública baiana ganha projeção nacional com a participação do professor Ricardo Thadeu Guimarães Souza, vice-gestor do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (CETEP) II João Campos, em Riachão do Jacuípe. Ele representa a rede estadual no 39º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), realizado na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. “É uma grande honra ser um dos representantes de meu Estado em um evento tão significativo”, afirmou.

O professor apresenta o estudo “Revista Hera (1972-2005): uma análise da poesia marginal em Feira de Santana sob a perspectiva bourdieusiana”, na qual, a partir dos conceitos de campo, habitus e capital, analisa como as estruturas sociais influenciam as práticas e os gostos dos indivíduos, mas sem determiná-los rigidamente.

O trabalho do docente investiga a atuação de um grupo literário do interior baiano e os mecanismos simbólicos que moldaram suas relações e trajetórias. “Minha pesquisa busca lançar luz sobre uma produção literária que surgiu no interior da Bahia, mas que dialoga com questões centrais da literatura brasileira contemporânea”, ressaltou.

Pesquisa e criação em evidência

O trabalho acadêmico será apresentado na quinta-feira (2). Nesta quarta (1º), no mesmo evento, Ricardo Thadeu lança sua história em quadrinhos, intitulada “Revelação”. A história em quadrinhos, escrita por ele e ilustrada por Dieferson Trindade, aborda a fotografia como caminho para recuperar lembranças que pareciam distantes. A narrativa acompanha uma personagem hospitalizada que retoma fragmentos de sua trajetória ao folhear um álbum. O autor destaca a memória como eixo criativo. “Ela serve como matéria-prima para criar obras que misturam lembranças, afetos e reconstruções subjetivas da vida, o que aproxima o leitor da dimensão humana e permite traduzir visualmente lacunas, distorções e afetos que marcam a lembrança”, explicou.

Ricardo Thadeu é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana (Progel-UEFS) e faz parte do grupo de pesquisa “Poesia, imagem, paisagem e performance”, orientado pelo professor Idmar Boaventura, coordenador do programa. A presença de uma produção literária com identidade baiana e de uma obra visual autoral em um encontro nacional reforça o protagonismo de educadores da rede pública da Bahia.

Ao levar à ANPOLL uma pesquisa vinculada às raízes culturais do Estado e uma criação artística que dialoga com o imaginário coletivo, o professor amplia o alcance da escola pública na formação de leitores e produtores de conteúdo. “Espero que esta participação sirva como incentivo tanto para professores, como para estudantes da rede, inspirando a valorização das experiências artísticas locais e a produção científica”, declarou.

CN | SECOM/BA

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Caminhonete roubada é recuperada pela PRF na BR 407

Foto: Divulgação/PRF Uma caminhonete roubada foi recuperada, na noite de sexta-feira (19),...

Últimas notícias

homem perigoso é preso enquanto passeava em praça de Queimadas

Um homem identificaco como Laércio Soares Lopes, de 43 anos, foi preso...

Últimas notícias

Mulher de 37 anos que saiu do interior de Pernambuco para enterro do sogro Jacobina, morre após o sepultamento

Jamile Ferreira de Oliveira, de 37 anos, faleceu no último sábado, 20,...

Últimas notícias

Festas Juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

As festas juninas revelam muito da cultura nordestina… E ganharam o país…...