Programa distribui gás de cozinha de graça; saiba quem tem direito

88

Veja quem pode receber botijão grátis do governo |  Foto: Pexels

O presidente Lula lançou, nesta quinta-feira (4), o programa Gás do Povo, que vai garantir botijões de gás gratuitos para 15,5 milhões de famílias em todo o Brasil. A ideia é aliviar o bolso das famílias de baixa renda e melhorar a saúde pública, com a redução do uso de lenha e outros combustíveis mais perigosos para cozinhar.

A iniciativa substitui o antigo Auxílio Gás e triplica o número de beneficiários, que vai para cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. A estimativa é de que cerca de 65 milhões de botijões sejam distribuídos anualmente.

Quem tem direito

Terão direito ao programa as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759). A prioridade é para quem já recebe o Bolsa Família.

A quantidade de botijões por ano varia de acordo com o tamanho da família. Para as com duas pessoas é até 3 botijões por ano, as com duas pessoas tem até 4, e as com quatro ou mais pessoas até 6 botijões anuais.

Como retirar

Os beneficiários não receberão mais dinheiro, como era no Auxílio Gás. Agora, eles vão retirar o botijão em revendas credenciadas pelo governo. As formas de retirada serão:

❌ Aplicativo oficial do programa (vale digital);

❌ Cartão específico do Gás do Povo;

❌ QR Code disponível no cartão do Bolsa Família ou em agências da Caixa;

❌ Vale impresso, retirado em lotéricas ou agências da Caixa.

⚠️Importante: o programa não cobre o valor do frete. Caso queira receber o botijão em casa, o beneficiário deverá pagar pela entrega.

Nordeste no topo

O Nordeste concentra a maior parte dos contemplados, com 7,1 milhões de famílias. Em seguida estão o Sudeste (4,4 mi), Norte (2,1 mi), Sul (1,1 mi) e Centro-Oeste (889 mil). Entre os estados, Bahia e São Paulo estão no topo da lista, com 1,84 milhão e 1,87 milhão de famílias, respectivamente.

Os primeiros botijões gratuitos já devem ser entregues em novembro deste ano, e a previsão é de que o programa esteja 100% até março de 2026.

Fonte: A Massa

Artigos relacionados

Geral

Veja como vão funcionar os serviços bancários durante o Carnaval

Atendimento bancário sofre mudanças no período carnavalesco |  Foto: Cristina Indio do...

Geral

Virgínia revela real motivo de saída do SBT

Virgínia anunciou sua saída do SBT em janeiro |  Foto: Reprodução/SBT A...

Geral

Pré-Carnaval: foliões elegem a melhor festa antes da folia

Furdunço movimenta a cidade |  Foto: Bruno Concha | Secom PMS Enquanto...

Geral

Hipnotiza cresce no verão e vira aposta do Carnaval

Léo Santana e Diggo firmaram parceria para buscar música do Carnaval |...