Projeto da rede estadual de Uauá distribui ovos de Páscoa e kits de alimentação para comunidades carentes

276

Foto: Mariluce Cardoso

Mais de 400 ovos de chocolate e dezenas de kits alimentares chegaram a famílias de quatro comunidades carentes do município de Uauá, nesta Páscoa. A ação é fruto do projeto Páscoa Solidária, promovido pelo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, que mobilizou estudantes, professores e servidores em uma corrente de empatia, generosidade e aprendizado coletivo. A produção foi resultado de um trabalho pedagógico articulado, com planejamento financeiro aprovado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), garantindo a ampliação do alcance e da estrutura da iniciativa, neste ano. 

A ideia que transformou a rotina escolar na semana da Páscoa surgiu em 2023, durante uma conversa entre os professores Thalia Cardoso (Nutrição) e Douglas Souza Costa (Informática), sobre como tornar a data mais significativa dentro da unidade. Com apoio da direção e da coordenação, o projeto ganhou forma e envolveu alunos na produção artesanal dos ovos. “O projeto cresceu, superou desafios e se consolidou como uma ação anual de grande importância para a escola e a população beneficiada”, explica a diretora da unidade escolar, Mariluce Cardoso.

Foto: Mariluce Cardoso

Neste ano, o destaque foi o envolvimento intenso dos alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética, além das turmas do Proeja. A experiência prática nas aulas ganhou um novo sentido com a proposta de levar afeto por meio da alimentação. As professoras Edmilda Santana e Luma Mota também se integraram à equipe, fortalecendo o processo pedagógico com ações colaborativas em sala e na produção dos ovos. A participação ativa dos estudantes, desde a organização até a entrega nas comunidades, refletiu o compromisso com o bem coletivo e o fortalecimento da cidadania por meio da educação.

Para Maria Clara de Almeida Silva, aluna do 2º ano, participar da iniciativa foi uma experiência inesquecível: “A gente entregou ovos de Páscoa para as crianças e ver a alegria delas foi incrível. É bom saber que, com um gesto simples, conseguimos fazer a diferença no dia de alguém. Essa experiência me fez pensar na importância de ajudar o próximo e como isso tem tudo a ver com o nosso curso”. Já Davy dos Santos Gonçalves, do 3º ano, acredita que o projeto vai além da doação. “Não é só entregar ovos; é um gesto de carinho e empatia com as crianças que, muitas vezes, não têm condições de comprar um.” 

Fonte: Ascom/SEC

 

Fotos: Mariluce Cardoso



.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Suspeito de matar ex-Rainha das Cavalgadas se apresenta à polícia no interior da Bahia

O homem suspeito de assassinar Karla Rafaelli de Oliveira Rocha, ex-rainha das...

Últimas notícias

Nova pandemia? Dois vírus de origem animal preocupam especialistas

Dois vírus de origem animal, pouco conhecidos pelo público, entraram no radar...

Últimas notícias

Governador assina ordem de serviço para construção de Policlínica em Ipirá

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta sexta-feira (6), a autorização para a...

Últimas notícias

lei deve elevar preços de carnes e pescados

A Lei Complementar 224/2025, publicada em dezembro, reduziu em 10% diversos benefícios...