As celebrações oficiais do Carnaval em Salvador, assim como na maioria das cidades brasileiras, chegaram ao fim na última terça-feira, 17. No entanto, muitos foliões costumam ter dificuldades para retornar à rotina por conta de dores e desconfortos físicos causados pela folia.
Muitas horas em pé, pulando, dançando e caminhando no asfalto têm como consequência microinflamações, fadiga muscular e dores em regiões como a coluna, sobretudo na lombar, já que o asfalto é rígido e não absorve impacto. Em resumo, quando você passa horas sobre essa superfície, o choque mecânico retorna para o corpo.
Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Leia Também:
A dor começa nos pés
A situação pode ser agravada por calçados que não têm amortecimento adequado, fazendo com que o impacto suba direto para a coluna. Além disso, sapatos muito planos podem reduzir o suporte do arco do pé, o que altera a mecânica da pisada e aumenta a sobrecarga na lombar.
Tênis sem absorção ou sandálias muito planas alteram a distribuição de forças no corpo, o que muda o alinhamento dos tornozelos, joelhos e quadris.
No pós-evento, vale priorizar tênis com boa absorção e estabilidade. É um detalhe que influencia diretamente na dor lombar.
Como descansar após a folia?
Depois da curtição, é comum deitar de qualquer forma no sofá para relaxar. No entanto, essa pode ser uma posição prejudicial para a coluna, aumentando o desconforto na região.
É possível utilizar um travesseiro para evitar que o momento de descanso se transforme em dor posteriormente.
Caso a preferência seja deitar de lado, é recomendado colocar um travesseiro entre os joelhos, pois isso alinha quadril e coluna. Se for preferível deitar de barriga para cima, a recomendação é posicionar um travesseiro sob os joelhos, o que reduz a tensão na lombar.
Gelo ou calor para aliviar a dor?
Para dor muscular por exaustão, o calor morno costuma ser mais eficiente que o gelo, já que o calor ajuda a relaxar a musculatura tensa e melhora a circulação local. Enquanto isso, o gelo é mais indicado em casos de trauma agudo ou inflamação intensa com inchaço evidente.
No contexto de sobrecarga pós-folia, a rigidez muscular costuma ser o principal fator. Uma bolsa morna por 15 a 20 minutos pode trazer alívio significativo.