Secretaria de Saúde desmente surto de HIV entre jovens na Bahia

16
Testes rápidos para identificação de hepatites B e C, de sífilis e de HIV — Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) desmentiu um possível surto de HIV/Aids entre os jovens do estado, neste domingo (24). Segundo a pasta, 93 pessoas com idades entre 14 e 19 anos foram diagnosticadas com a doença em 2025.

Conforme informações da Sesab, considerando todas as idades, entre janeiro de 2023 e 2 de agosto deste ano foram diagnosticados 11.187 casos em toda a Bahia. A maioria dos registros foram em pessoas entre 20 e 34 anos. Confira:

  • 10 a 19 anos – 168 casos;
  • 20 a 34 anos – 5.212 casos;
  • 35 a 49 anos – 3.664 casos;
  • 50 a 64 anos – 1.517 casos;
  • Pessoas com mais de 65 anos – 345 casos.

A maioria dos diagnósticos foram recebidos por homens: 72%. As mulheres correspondem a 28% dos casos, enquanto 18 diagnósticos tiveram o gênero ignorado.

Conforme informações da Sesab, o número de casos da doença entre os jovens diminuiu quando comparado ao mesmo período, janeiro a agosto, no ano passado:

  • 2024 – 184 casos;
  • 2023 – 158 casos;
  • 2022 – 137 casos.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, caso não sejam adotadas as medidas preventivas necessárias.

Assim, a maneira mais eficaz de prevenir o HIV é a prevenção combinada, que utiliza várias abordagens simultâneas para atender diferentes necessidades e formas de transmissão.

A PrEP, por exemplo, é uma das principais formas de prevenção do HIV. Comprimidos são tomados em esquemas diferentes (PrEP diária e sob demanda) antes da relação sexual, o que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

Em casos de situação de risco, como sexo desprotegido ou uso compartilhado de seringas, o Ministério da Saúde orienta a testagem contra o HIV. Se a exposição ocorreu há menos de 72 horas, procure informações sobre a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), um método de prevenção com o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato.

G1/BA

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Voltaê! Rede pública corre atrás de alunos que abandonaram a escola

Secretaria da Educação busca alternativas para reduzir a evasão escolar |  Foto:...

Últimas notícias

Motociclista é socorrido em estado gravíssimo em colisão com carro na BR 324 em Riachão do Jacuípe

Um motociclista ainda não identificado ficou gravemente ferido após se envolver em...

Últimas notícias

Migração de baianos para Santa Catarina cresce 276% e gera onda de ataques xenofóbicos

Uma reportagem do site Correio sobre o crescimento da migração de baianos...