Sob ameaça de racha, Jerônimo diz que Coronel foi ‘infeliz’ por ligar o PT ao nazismo

143

 

Foto: Ascom/PT-BA

O governador Jerônimo Rodrigues classificou como “infeliz” as declarações do senador Angelo Coronel (PSD) comparando o PT baiano ao nazismo diante da possibilidade de ser escanteado da chapa majoritária de 2026. Ao defender uma composição “puro sangue”, com os petistas Jaques Wagner e Rui Costa nas duas vagas ao Senado, o partido age tal qual Adolf Hilter, ditador alemão que pregava a hegemonia de uma “raça pura”, segundo Coronel.

Questionado nesta sexta-feira (25) sobre a comparação, Jerônimo rechaçou as palavras do senador.

“Eu não ouvi, mas, se o fez, é uma comparação muito infeliz comparar um partido que ajudou ele a se eleger ao nazismo. O nazismo tem que ser banido da história”, disse Jerônimo em entrevista à rádio Princesa FM 96,9, de Feira de Santana.

“A gente deverá analisar porque realmente é se ele quer ser o candidato ao senado, ninguém tá dizendo que ele tá fora. Tem uma construção sendo feita, eu como governador tenho que dirigir, coordenar isso. Acho que nenhum senador, nenhum político, com a magnitude que nós temos que ter, tratar um partido comparado ao nazismo. Isso é uma história muito manchada da história do mundo ao nazismo”, afirmou o governador.

“Eu, na condição de governador, de líder desse grupo, preciso ter calma para poder não desagregar.”

Publicamente, o ministro Rui Costa (Casa Civil) e o senador Jaques Wagner têm se colocado como possíveis candidatos ao Senado —Wagner na disputa pela reeleição.

Ao criticar o plano petista a favor de uma chapa “puro sangue”, Coronel também ameaçou romper a aliança com o partido. “ O PSD não concorda com isso [do PT ter três nomes na chapa]. Nós somos aliados, e a aliança sempre tem um prazo de validade. Se o grupo que está dominando a Bahia, está com o poder, achar que deve excluir o PSD da chapa, Angelo Coronel, vamos sentar com o diretório estadual e nacional para ver qual o rumo que vamos tomar”, afirmou o senador em entrevista à rádio 95 FM, de Jequié na última quarta-feira (23).

Um dia depois, em um evento no Tribunal de Justiça da Bahia, o senador fez uma mea-culpa e disse ao portal BNews ter sido alvo de uma “má-interpretação”.

Fonte: Bahia. Ba

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Homem sofre grave acidente de moto na BA-791, entre Quixabeira e BR-324

Na manhã desta quinta-feira (14), por volta das 9h25, um acidente foi...

Últimas notícias

Operador morre após trator tombar em buraco dentro de fazenda no município de Riachão do Jacuípe

Um trágico acidente de trabalho tirou a vida de José Trabuco do...

Últimas notícias

Governador da Bahia assina projetos de lei que propõem reajuste salarial de até 22,1% para servidores

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou, na terça-feira (12), seis...

Últimas notícias

Caçamba bate em moto e logo em seguida invade duas casas; motorista ficou ferido

Um homem teve ferimentos leves depois de perder o controle de uma...