Teste de gênero? Boxeadora é barrada da Copa do Mundo

92

Imane Khelif é barrada por teste de gênero obrigatório |  Foto: MOHD RASFAN / AFP

A campeã olímpica Imane Khelif, da Argélia, que alvo de fake news e polêmica durante os Jogos Olímpicos, não vai poder disputar a Copa do Mundo de Boxe Olímpico, que rola até o dia 10 de junho em Eindhoven, na Holanda. A decisão está ligada a nova política adotada pela World Boxing, que estabelece um ‘teste de gênero’.

Regra da Copa do Mundo

A federação passou a exigir um teste genético para todos os atletas. Segundo a World Boxing, a partir de agora, todo atleta com mais de 18 anos precisa fazer um exame PCR para identificar cromossomos ligados ao sexo biológico. As informações são do GE.

A ideia é confirmar a presença ou ausência do cromossomo Y, determinante para ‘cravar’ se a pessoa foi designada como homem ou mulher no nascimento.

Barrada

Imane Khelif ficou de fora da Copa porque não se inscreveu a tempo e porque está suspensa até passar por um novo teste. Durante os Jogos de Paris, ela foi alvo de notícias falsas que a rotulavam como transgênero.

A World Boxing mandou uma carta para a federação argelina de boxe, informando que Imane está não pode competir em qualquer evento oficial até que faça o teste.

Fonte: A Massa

Artigos relacionados

Esportes

Prefeitura de Filadélfia abre inscrições para o 1º Torneio de Futevôlei

A Prefeitura de Filadélfia, por meio da Secretaria de Educação e da...

Esportes

Vitória é ‘cabaço’ e perde para o Vasco com gol no último minuto

Vasco vence o Vitória de virada |  Foto: Dikran Sahagian / Vasco...

Esportes

Bahia ganha e dá fim a jejum enorme de triunfo contra o Flamengo

Bahia vence o Flamengo, na Arena Fonte Nova |  Foto: Uendel Galter...