Tijuaçu recebe visita de estudantes de Ponto Novo em ação de Educação Antirracista promovida pela Coordenação da Educação Quilombola

115

A comunidade quilombola de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim, foi palco, nesta terça-feira (29), de uma importante ação de valorização da identidade afro-brasileira. Estudantes da rede pública do município de Ponto Novo participaram de uma visita guiada organizada pela Coordenação da Educação Quilombola, com o objetivo de promover o conhecimento histórico, cultural e social da comunidade, fortalecendo os princípios da educação antirracista e da valorização da diversidade.

Durante a atividade, os alunos puderam conhecer a história de luta, resistência e protagonismo da comunidade de Tijuaçu, com destaque para seus líderes e tradições que representam um patrimônio vivo da cultura afro-brasileira no território de Senhor do Bonfim.

O estudante Paulo, do município de Ponto Novo, destacou a importância da vivência. “Tá sendo uma experiência legal participar desse evento de muito conhecimento, que é interativo, em um local onde aprendemos muito sobre a história de pessoas importantes, de líderes da comunidade quilombola”, disse. 

O diretor da Educação Quilombola de Senhor do Bonfim, Valmir dos Santos, ressaltou a relevância do intercâmbio entre os municípios e o papel da escola na formação cidadã. “Promover o contato direto com territórios quilombolas é fundamental para que os estudantes entendam a história além dos livros. Aqui, eles veem de perto a riqueza cultural, a força das lideranças e a importância da ancestralidade. Essa é a base da educação antirracista que buscamos fortalecer.”

_

Texto: Ascom PMSB

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Caminhonete roubada é recuperada pela PRF na BR 407

Foto: Divulgação/PRF Uma caminhonete roubada foi recuperada, na noite de sexta-feira (19),...

Últimas notícias

homem perigoso é preso enquanto passeava em praça de Queimadas

Um homem identificaco como Laércio Soares Lopes, de 43 anos, foi preso...

Últimas notícias

Mulher de 37 anos que saiu do interior de Pernambuco para enterro do sogro Jacobina, morre após o sepultamento

Jamile Ferreira de Oliveira, de 37 anos, faleceu no último sábado, 20,...

Últimas notícias

Festas Juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

As festas juninas revelam muito da cultura nordestina… E ganharam o país…...