A comunidade quilombola de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim, foi palco, nesta terça-feira (29), de uma importante ação de valorização da identidade afro-brasileira. Estudantes da rede pública do município de Ponto Novo participaram de uma visita guiada organizada pela Coordenação da Educação Quilombola, com o objetivo de promover o conhecimento histórico, cultural e social da comunidade, fortalecendo os princípios da educação antirracista e da valorização da diversidade.
Durante a atividade, os alunos puderam conhecer a história de luta, resistência e protagonismo da comunidade de Tijuaçu, com destaque para seus líderes e tradições que representam um patrimônio vivo da cultura afro-brasileira no território de Senhor do Bonfim.
O estudante Paulo, do município de Ponto Novo, destacou a importância da vivência. “Tá sendo uma experiência legal participar desse evento de muito conhecimento, que é interativo, em um local onde aprendemos muito sobre a história de pessoas importantes, de líderes da comunidade quilombola”, disse.
O diretor da Educação Quilombola de Senhor do Bonfim, Valmir dos Santos, ressaltou a relevância do intercâmbio entre os municípios e o papel da escola na formação cidadã. “Promover o contato direto com territórios quilombolas é fundamental para que os estudantes entendam a história além dos livros. Aqui, eles veem de perto a riqueza cultural, a força das lideranças e a importância da ancestralidade. Essa é a base da educação antirracista que buscamos fortalecer.”
_
Texto: Ascom PMSB