TJ-BA agenda júri de acusados pelo assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete

5


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) marcou para o dia 24 de fevereiro de 2026 o julgamento, pelo Tribunal do Júri, de dois dos acusados pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete. A sessão está prevista para começar às 8h, na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Salvador, podendo se estender até o dia 25 de fevereiro, se necessário.

O crime ocorreu em 17 de agosto de 2023, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Os réus que irão a júri popular são Arielson da Conceição Santos, que se encontra preso preventivamente, e Marílio dos Santos, que permanece foragido. Ambos respondem por homicídio qualificado, com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima, além de feminicídio e outros crimes relacionados.

De acordo com as investigações, seis homens foram identificados como envolvidos diretamente no homicídio. Além dos dois acusados que serão julgados, também foram presos Sérgio Ferreira de Jesus, suspeito de receptar celulares roubados durante o crime; Josevan Dionísio dos Santos, apontado como executor; Ydney Carlos dos Santos de Jesus, investigado por auxiliar no planejamento; e Carlos Conceição Santiago, suspeito de armazenar as armas utilizadas na ação criminosa.

Paralelamente ao andamento do processo criminal, a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) concluiu, na sexta-feira (30), o pagamento de indenizações aos familiares de Mãe Bernadete, por meio de um acordo administrativo. Segundo a PGE, os valores pagos são confidenciais.

Em nota, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, informou que a medida representa um avanço no âmbito institucional e no atendimento às vítimas. O filho da líder religiosa, Jurandy Pacífico, destacou que a iniciativa tem caráter protetivo e simbólico para a família.

Com informações do Bahia Notícias



Artigos relacionados

Últimas notícias

Mulher que deixou amigo em trilha viraliza com novo relato: “Broxante”

Thayane Smith voltou a se manifestar nas redes sociais por meio de...

Últimas notícias

Crianças nos blocos? Lei quer proibir presença de menores no Carnaval

Projeto que limita presença de crianças no Carnaval – Foto: Olga Leiria...

Últimas notícias

Colecionadores estão atrás: moeda histórica de 1933 pode valer R$ 1 milhão

Uma moeda histórica cunhada nos Estados Unidos em 1933 tem chamado a...

Últimas notícias

Após dias de tensão, ônibus voltam a circular no Nordeste de Amaralina

Decisão foi tomada após tratativas entre o Sindicato dos Rodoviários e o...