TJ-BA dialoga com sindicatos de servidores e anuncia o atendimento de três reivindicações da categoria

94

Foto: Divulgação
Reunião foi realizada nesta quarta-feira 20 de março de 2025 | 08:50

TJ-BA dialoga com sindicatos de servidores e anuncia o atendimento de três reivindicações da categoria

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Resende, acompanhada dos juízes assessores e do secretariado, reuniu-se com representantes sindicais, nesta quarta-feira (19), para ouvir as principais demandas das entidades que representam os servidores do Judiciário. Durante o encontro, a presidente anunciou o atendimento de três reivindicações da categoria.

“Anunciei que poderíamos implementar, para todos, o auxílio-creche, uma das reivindicações apresentadas, além da diferença na indenização de transporte a partir de abril. Também será implantado, a partir de julho, um auxílio-saúde com percentual maior para os servidores com mais de 50 anos, tanto os da ativa quanto os aposentados. Essas ações ocorrerão enquanto aguardamos a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) na Assembleia Legislativa”, detalhou a desembargadora Cynthia Resende.

Participaram da reunião: o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj), a Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Assetba) e a Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Estaduais da Bahia (Aojus-BA).

O projeto de lei do novo PCCS foi aprovado pelo Tribunal Pleno em 21 de agosto de 2024 e, na sequência, enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O texto prevê outros pontos pleiteados pelos servidores, como, por exemplo, a redução da diferença salarial entre os cargos de analista e de técnico, a possibilidade de progressão por merecimento em até 16 padrões e a previsão de recebimento de valores por substituições. Para entrar em vigor, é necessária a aprovação na Assembleia e, depois, a sanção do governador.

As entidades sindicalistas foram representadas por Itailson Farias da Paixão (Oajus-BA); Manuel Suzart (Sinpojud); Antônio Maia Diamantino (Assetba); e Antônio Jair Batista (Sintaj).



Fonte: Política Livre

Artigos relacionados

GeralPolítica

Homem morre ao ser soterrado em tanque de soja na Bahia

Imagem ilustrativa de um silo de soja |  Foto: Ilustrativa/Reprodução/Freepik Um trabalhador...

Política

PEC da reforma administrativa trava e Motta atua para obter apoio

Foto: Kayo Magalhães/Arquivo/Câmara Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados 23 de...

Política

Lula exalta ‘sul global’ e critica protecionismo em fala na Indonésia

Foto: Ricardo Stuckert / PR Lula e Prabowo Subianto 23 de outubro...

Política

PF faz operação contra desvio de recursos públicos e mira prefeitos

Foto: Divulgação/Arquivo As diligências têm o objetivo de aprofundar as investigações 23...