Polícia Civil investiga o caso de xenofobia
Um vídeo de um homem português tem viralizado nas redes sociais por oferecer 500 euros (R$ 3.100) por “cada cabeça de brasileiro“. De olho na oferta criminosa, a Polícia de Segurança Pública de Portugal abriu investigação sobre o caso.
Morador da cidade de Aveiro, em Portugal, o homem identificado como João Oliveira refere-se aos brasileiros que moram no país europeu como “zukas” e “raça maldita”.
Oliveira diz que é para matar tanto os brasileiros que estão em situação legal no país quanto os ilegais. “Tenho aqui esta nota [ele mostra a cédula de 500 euros] para fazer o seguinte: a cada português que me trouxer a cabeça de um brasileiro, desses zukas a viver em Portugal, a cada cabeça que trouxer, cortada rente ao pescoço, eu pago 500 euros por cada cabeça”, diz.
Assista a babaquice do português:
português oferece 500 euros pela cabeça de brasileiros que vivem em Portugal.
isso reflete as políticas xenofóbicas e racistas que hoje saem do Parlamento e ganham força nas ruas pic.twitter.com/XNYgAdzP12
— Stefani Costa (@sttefanicosta) August 30, 2025
Ana Paula Costa, presidente da Casa do Brasil de Lisboa, se revoltou com a fala do português e definiu como “Expressão mais perversa da xenofobia”. “A gravação é a representação violenta e criminosa do discurso anti-imigração”.