Voltaê! Rede pública corre atrás de alunos que abandonaram a escola

20

Secretaria da Educação busca alternativas para reduzir a evasão escolar |  Foto: Amanda Souza / Ag. A TARDE

Com o desafio de enfrentar a evasão escolar, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou, no início de agosto, a Semana da Busca Ativa Escolar, parte da campanha Voltaê!, que visa identificar, acolher e reintegrar crianças e jovens fora da sala de aula.

“Desde a pandemia, vimos uma queda significativa no número de estudantes, principalmente no ensino médio […]. A evasão foi muito forte nesse período”, contou a educadora.

Aspas

Muitos precisaram trabalhar para ajudar em casa, outros perderam familiares e a motivação.

Jaqueline Pinto
Na foto, Jaqueline Pinto, vice-diretora do Colégio Estadual Carlos Marighella

Na foto, Jaqueline Pinto, vice-diretora do Colégio Estadual Carlos Marighella | Foto: Amanda Souza / Ag. A TARDE

Para além de um cenário complicado como o da pandemia, os fatores mais determinantes para a fuga da escola, explica Jaqueline, estão relacionados ao trabalho precoce, dificuldades financeiras e violência nos territórios. “Muitos meninos assumem responsabilidades cedo demais, são cobrados pela família a trazer renda. Chegam exaustos à escola, já sem energia para os estudos”, disse.

Depoimento de quem tem lugar de fala

Gustavo Soares tem 19 anos e está cursando o 3º ano no Colégio. Ele chegou a ficar afastado da escola, e conta porque voltou. “A vida privada tem dinâmicas que afetam o emocional, o psicológico, e isso impacta na escola e nas notas. Ai desestimula cada vez mais, você começa a a faltar um, dois dias, e quando vê já faltou por quatro meses”, disse.

Aspas

Mas quando as coisas da vida pessoal pioraram, eu entendi que o único meio viável de mudar aquilo era estar na escola.

Gustavo Soares, estudante
Na foto, Franciele, Jaqueline e Gustavo

Na foto, Franciele, Jaqueline e Gustavo | Foto: Amanda Souza / Ag. A TARDE

Franciele Noronha, de 18 anos, é uma aluna que nunca evadia da escola, mas que conta que é um desafio diário se manter nesse caminho, e para isso conta com o apoio da comunidade escolar. “Quando penso em não vir, penso que preciso persistir para continuar. Porque quando as coisas não vão bem na vida fora aqui, a escola é o único lugar que tenho para fugir desses problemas e posso ser quem eu sou”, disse.

Aspas

A escola é o meu lugar de descanso e de paz.

Franciele Noronha, estudante

Educação é o caminho

Segundo a vice-diretora do Carlos Marighella, a busca ativa para trazer esse aluno de volta à escola funciona a partir de um acompanhamento direto, junto à família.

“Quando percebemos que um aluno começa a faltar sem apresentar justificativa, já acionamos o contato com a família. Se necessário, fazemos visitas às casas. É um processo de escuta, de entender o que está afastando aquele estudante da escola e de oferecer alternativas para que ele volte”.

Escolas buscam alternativas para manter os alunos nas unidades

Escolas buscam alternativas para manter os alunos nas unidades | Foto: Amanda Souza / Ag. A TARDE

Apesar do quadro, Jaqueline vê caminhos de transformação. Ela destaca o papel de cursos técnicos, projetos culturais e esportivos como alternativas que mantêm os jovens engajados.

Aspas

Quando o aluno percebe que pode sair da escola com uma profissão, ele volta. O ensino técnico tem trazido muitos de volta para a sala de aula.

Jaqueline Pinto

Para Jaqueline, manter crianças e jovens na escola é uma responsabilidade coletiva. “Não existe um lugar melhor e mais seguro para um jovem estar do que na escola. A escola hoje tem recursos, tecnologia, alimentação e oportunidades de crescimento. Não podemos desperdiçar isso”.

Fonte: A Massa

Artigos relacionados

Últimas notícias

Motociclista é socorrido em estado gravíssimo em colisão com carro na BR 324 em Riachão do Jacuípe

Um motociclista ainda não identificado ficou gravemente ferido após se envolver em...

Últimas notícias

Migração de baianos para Santa Catarina cresce 276% e gera onda de ataques xenofóbicos

Uma reportagem do site Correio sobre o crescimento da migração de baianos...

Últimas notícias

Secretaria de Saúde desmente surto de HIV entre jovens na Bahia

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) desmentiu um possível surto de...