Juazeiro, Sr. do Bonfim e Jacobina receberão médicos do programa Agora Tem Especialistas em setembro

34
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos que vão atuar em todo o país pelo programa Agora Tem Especialistas. Distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, eles serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais. Para o Nordeste, que historicamente conta com menor número de médicos especialistas, serão destinados 260 profissionais.

Todos os nove estados nordestinos serão contemplados. A Bahia receberá 48 médicos, para os seguintes municípios: Juazeiro (07), Vitória da Conquista (05), Irecê (05), Santo Antônio de Jesus (04), Feira de Santana (04), Valença (04), Barreiras (02), Ribeira do Pombal (02), Itaberaba (02), Teixeira de Freitas (02), Serrinha (02), Eunápolis (02), Paulo Afonso (02), Brumado (01), Senhor do Bonfim (01), Itabuna (01), Alagoinhas (01) e Jacobina (01). O Ceará receberá 64 médicos. Já para o Maranhão serão destinados 43 profissionais; Rio Grande do Norte, 32; Piauí, 27; Pernambuco, 17; Paraíba, 14; Alagoas, 10; e Sergipe, 5.

A primeira chamada do edital inédito “Agora Tem Especialistas” traz uma importante mudança na assistência à saúde no Brasil, com 67% dos médicos selecionados reforçando o atendimento em regiões remotas e vulneráveis. Especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia serão atendidas em 258 instituições públicas, reduzindo o deslocamento da população para os grandes centros urbanos.

A iniciativa atraiu o interesse de 993 médicos especialistas, que se inscreveram. 501 iniciarão suas atividades em setembro, enquanto outros 400 permanecem em lista de espera para futuras chamadas. Destes, 75% atuarão em hospitais públicos, focando em cirurgias e tratamentos oncológicos, enquanto 18% estarão em ambulatórios realizando consultas e exames. Os demais profissionais atuarão em unidades de apoio diagnóstico e terapêutico. A capacitação dos profissionais inclui 16 cursos especializados, com a mentoria de profissionais da Rede Ebserh, e uma bolsa-formação de até R$ 20 mil.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Jovem de 17 anos morre após colidir moto em animal entre Abóbora e Pilar

Imagem: Reprodução/Redes sociais Um jovem identificado como Luidi Rafanely de Souza Ferreira,...

Últimas notícias

Caixa anuncia novo concurso com salários de até R$ 15,6 mil; saiba como participar

A Caixa Econômica Federal vai realizar um novo concurso público com 184...

Últimas notícias

Saiba como agir em caso de presenciar alguém sofrendo um AVC, como prevenir e sintomas

Um acidente vascular cerebral (AVC) — também conhecido como infarto cerebral ou...

Últimas notícias

ChatGPT, Gemini e mais: o que cada IA faz de melhor?

Apesar de executarem tarefas semelhantes, os assistentes virtuais de inteligência artificial (IA) não são...