Prefeitura de Senhor do Bonfim promove capacitação sobre o Sistema Presença e fortalece a integração entre Educação, Saúde e Assistência Social

69

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (31) uma importante capacitação voltada aos operadores do Sistema Presença, com foco nas condicionalidades do Programa Bolsa Família na Educação. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu secretários escolares, técnicos e representantes das três pastas, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas intersetoriais.

A secretária de Educação, Eline Sobreira, destacou a relevância do momento para o trabalho conjunto das equipes. “Estamos hoje num momento muito importante, que é a capacitação dos nossos secretários escolares com a assistência social e com a saúde, numa tríplice junção de secretarias, para dialogar sobre o Bolsa Presença. É um momento essencial, onde todos os secretários têm o reconhecimento do seu trabalho dentro das escolas, para que nós tenhamos sucesso nas nossas ações”, afirmou.

Durante a formação, o técnico da assistência socioassistencial, Josué Nunes, um dos responsáveis pela condução da atividade, explicou que a proposta é alinhar informações sobre o uso do Sistema Presença, garantindo a integração entre os setores. “Estamos trazendo informações pertinentes à utilização do sistema da educação voltado às condicionalidades do Programa Bolsa Família. Recentemente criamos uma comissão intersetorial com representantes da saúde, educação e assistência social, e estamos pontuando as necessidades de cada equipe. Esse trabalho conjunto fortalece a intersetorialidade e torna as políticas públicas mais concretas em Senhor do Bonfim”, destacou.

De acordo com a coordenadora operacional municipal da Busca Ativa Escolar, Maralyse Ane Freitas, a ação reforçou o papel estratégico do programa, que é vinculado ao Selo UNICEF. “A Secretaria de Educação tem muito orgulho de estar cada vez mais atuante nas escolas municipais. A Busca Ativa é uma união entre Educação, Saúde e Assistência Social, e hoje dialogamos com os secretários escolares sobre seu papel enquanto técnicos verificadores: são eles que identificam os alunos faltosos e emitem alertas para que possamos agir rapidamente. Também contamos com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que têm um contato direto com as famílias, facilitando a identificação de crianças e adolescentes fora da escola. Nosso objetivo é erradicar a exclusão escolar, alcançando o maior número possível de estudantes”, afirmou.

Texto: Ascom PMSB

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Apresentadora famosa choca web ao revelar que é adotada

Mara Maravilha surpreendeu os fãs ao revelar que é adotada. A apresentadora...

Últimas notícias

Consumo de bebidas muito quentes aumenta risco de câncer, diz estudo

O problema não está na substância (café ou chá) em si, mas...

Últimas notícias

Corpo de idosa morta a facadas é encontrado em quintal de casa

Uma mulher de 68 anos foi assassinada dentro da própria residência no...

Últimas notícias

Agressão? Agente federal chuta cachorro durante abordagem policial

Um agente federal dos Estados Unidos foi flagrado em vídeo chutando um...