Detran esclarece situação da nova CNH na Bahia e dá prazo para adaptação; entenda

37

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou que a implementação da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado ainda não está totalmente operacional, mas segue em processo de adequação. Em esclarecimento divulgado nesta sexta-feira (26), o órgão afirmou que as intervenções necessárias estão em andamento e que o sistema pode estar plenamente disponível até o início de fevereiro.

Segundo o Detran-BA, a adaptação envolve mudanças estruturais no serviço, o que demanda mais tempo para conclusão. O órgão destacou que nem todas as unidades da federação estão completamente ajustadas às novas diretrizes, conforme previsto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Entre as alterações previstas com o novo modelo da CNH estão a oferta de aulas teóricas gratuitas, a redução da carga mínima de aulas práticas e o fim do prazo de um ano para a conclusão do processo de habilitação. De acordo com o Detran-BA, o período de adaptação é considerado normal diante das mudanças anunciadas.

A situação foi levada à redação do Metro1 por ouvintes da Rádio Metropole, que relataram dificuldades para migrar para o novo sistema. Segundo os relatos, o aplicativo indicava um prazo de 180 dias, embora o novo modelo ainda não estivesse plenamente disponível, o que teria gerado cobranças e custos adicionais para candidatos à habilitação.

As informações são da Revista Recôncavo

Artigos relacionados

Últimas notícias

Na Bahia, Lula volta a culpar Bolsonaro por mortes na pandemia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a culpar seu...

Últimas notícias

Eclipse Solar Anular em 17 de fevereiro de 2026 formará “anel de fogo” no céu

No dia 17 de fevereiro de 2026, ocorre um Eclipse Solar Anular,...

Últimas notícias

Wanda Chase será homenageada no Carnaval de Salvador

Após 18 anos longe da avenida, um dos blocos mais tradicionais do...

Últimas notícias

Brasileiros de até 24 anos comemoram pagamento extra de R$ 1.200 em fevereiro

Estudantes do ensino médio público que concluíram os estudos em 2025 e...